Sobre o Projeto

A fim de se tornar mais competitivo, o grupo decidiu rever o seu processo de precificação, visando torná-lo mais dinâmico e assertivo.

A empresa contava com mais de 1000 POS, espalhados em mais de 10 estados brasileiros, oferecendo cerca de 2500 SKUs. O objetivo final era entender o melhor modelo de precificação para cada combinação de SKU, POS e cliente.

Abordagem

Inicialmente, a equipe da SCDATA se aprofundou em análise exploratória dos dados, visando entender aspectos importantes para o problema, tais como os perfis dos clientes, a dinâmica dos produtos e o market share da região.

Nesta etapa, diversas estratégias de análises foram realizadas, utilizando dados históricos, dados externos e inteligência de negócio. Ao fim desse estudo, foram desenvolvidos diversos relatórios analíticos).

Após a etapa de exploração dos dados, um modelo de precificação dinâmica foi desenvolvido, considerando as informações levantadas no estudo exploratório.

Entregas

O entregável principal deste projeto foi um modelo de precificação, que modelo foi acoplado ao módulo de vendas do ERP utilizado pelo cliente, e serve como insumo para a fixação dos preços, estratégias de descontos e negociações. Além do modelo, foram entregues diversos dashborads em PBI que auxiliam nas seguintes tarefas:

  • Segmentação dos clientes e produtos segundo suas características e região
  • Entendimento da posição da empresa em cada região que está alocada
  • Controle da taxa de conversão e market share dos grupos de produtos
  • Entendimento de informações de tendência e sazonalidade de seus produtos
  • Dentre outras informações

Resultados do projeto

O projeto foi implantado em cenário de produção e os seguintes resultados foram observados:

  • Aumento de 2% do lucro nas vendas baseadas no modelo
  • Aumento de 6% das taxas de conversão dos produtos
  • Aumento do conhecimento sobre os clientes e produtos possibilitando
    • Elaboração de estratégias de marketing mais bem direcionadas
    • Melhoria da alocação de recursos de acordo com o market share
    • Entendimento de produtos que são comprados juntos, possibilitando ofertas por “cestas de produtos”