Sobre o Projeto
A fim de se tornar mais competitivo, o grupo decidiu rever o seu processo de precificação, visando torná-lo mais dinâmico e assertivo.
A empresa contava com mais de 1000 POS, espalhados em mais de 10 estados brasileiros, oferecendo cerca de 2500 SKUs. O objetivo final era entender o melhor modelo de precificação para cada combinação de SKU, POS e cliente.
Abordagem
Inicialmente, a equipe da SCDATA se aprofundou em análise exploratória dos dados, visando entender aspectos importantes para o problema, tais como os perfis dos clientes, a dinâmica dos produtos e o market share da região.
Nesta etapa, diversas estratégias de análises foram realizadas, utilizando dados históricos, dados externos e inteligência de negócio. Ao fim desse estudo, foram desenvolvidos diversos relatórios analíticos).
Após a etapa de exploração dos dados, um modelo de precificação dinâmica foi desenvolvido, considerando as informações levantadas no estudo exploratório.
Entregas
O entregável principal deste projeto foi um modelo de precificação, que modelo foi acoplado ao módulo de vendas do ERP utilizado pelo cliente, e serve como insumo para a fixação dos preços, estratégias de descontos e negociações. Além do modelo, foram entregues diversos dashborads em PBI que auxiliam nas seguintes tarefas:
- Segmentação dos clientes e produtos segundo suas características e região
- Entendimento da posição da empresa em cada região que está alocada
- Controle da taxa de conversão e market share dos grupos de produtos
- Entendimento de informações de tendência e sazonalidade de seus produtos
- Dentre outras informações
Resultados do projeto
O projeto foi implantado em cenário de produção e os seguintes resultados foram observados:
- Aumento de 2% do lucro nas vendas baseadas no modelo
- Aumento de 6% das taxas de conversão dos produtos
- Aumento do conhecimento sobre os clientes e produtos possibilitando
- Elaboração de estratégias de marketing mais bem direcionadas
- Melhoria da alocação de recursos de acordo com o market share
- Entendimento de produtos que são comprados juntos, possibilitando ofertas por “cestas de produtos”