Sobre o Projeto

A estrutura logística do cliente é composta por 12 unidades de negócio, 15 almoxarifados centrais, 75 almoxarifados intermediários, e 660 almoxarifados finais (POS), movimentando entre eles aproximadamente 2000 SKUs.

A partir dos dados históricos e inteligência de negócio, a empresa necessitava aprimorar seus processos e sistemas a fim de aumentar a acurácia e consistência de seus planejamentos de aquisição e distribuição de produtos, visando diminuir custos com estoques, garantir o nível de serviço para seus clientes e prover maior transparência para seus fornecedores.

Abordagem

Atuamos inicialmente no diagnóstico da situação atual dos processos envolvidos e na propositura de melhorias baseadas em dados. Feito isso, foi realizada a centralização epadronização de todas as informações relevantes ao processo, abrangendo todas as unidades de negócio.

Após esta etapa, foram elaboradas rotinas de análises utilizando machine learning para apoiar as tomadas de decisão em diferentes etapas do processo. Por fim, desenvolvemos uma plataforma para auxiliar a área em diversos pontos.

Entregas

Além do mapeamento do processo, e propositura de melhorias, foi entregue uma plataforma capaz de auxiliar:

  • Previsão de demanda e planejamento colaborativo (S&OP)
  • Dimensionamento inteligente das políticas de estoques (reposição e distribuição de produtos)
  • Identificação de excessos de estoque e oportunidades de redistribuição
  • Informações analíticas para apoio à tomada de decisão (saúde e níveis de estoque, MAPE e FVA, dentre outras)

Resultados do projeto

  • Padronização do processo de planejamento para todas as UNs do grupo
  • Diminuição de 40% no erro médio de planejamento (MAPE)
  • Melhoria da sinergia com os fornecedores, impactando em um aumento de 40% de OTIF
  • Redução de excessos, compras e distribuições indevidas
  • Aumento de 50% do giro de estoque
  • Aumento de 35% do nível de serviço